Marketing digital na estratégia de vendas de pequenas e médias empresas

Nos dias atuais, não existe mercado e relacionamento social sem o uso da internet. Esse novo meio de comunicação revolucionou o modelo de interação entre pessoas e empresas, sendo essencial para marcas e empresas estar presente na internet para identificar o seu público, engajá-los e gerar valor para produtos e serviços.

A utilização de sites, blogs, redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas criou um forte ambiente de segmentação de público proporcionando efetivação na localização de nível de interesse por determinados conteúdos, produtos e serviços. A segmentação permite localizar os grupos de interesse garantindo posicionar a marca e o produto no lugar certo para o público certo.

Assim como as grandes empresas, as pequenas e médias empresas também necessitam investir em marketing digital para serem notadas e manter um relacionamento positivo com o seu público. O consumidor está sempre conectado por meio de diferentes equipamentos e plataformas e o marketing digital oferece soluções de posicionamento e percepção de marca com custos mais baixos em comparação com o marketing tradicional.

A utilização das redes sociais com a produção profissional de conteúdo permite boa visibilidade para conceitos, produtos, serviços e marcas, no propósito de destacar a empresa perante a concorrência e na formulação de novos mercados. É importante que a sua empresa seja percebida como referência em determinado assunto vinculado à sua atividade comercial e intelectual.

Porém, é fundamental que as estratégias de produção, pessoas e vendas da empresa estejam em consonância com as ações de marketing e publicidade digital. Geralmente, não adianta replicar ações já realizadas pelas grandes empresas ou imitar os concorrentes nas estratégias de vendas e comunicação.

Agora pense, quem é o seu cliente?

Empresas ganham com a busca no Google

Diariamente, milhares de pessoas em todo o mundo realizam buscas no Google para realizar pesquisas escolares, encontrar notícias e analisar produtos e serviços de empresas.

Anunciar através do Google Adwords é uma das alternativas mais utilizadas no segmento de veiculação paga de anúncio digital de uma empresa, porém quando a empresa posta conteúdos relevantes em suas redes sociais oficiais e no blog corporativo de seu site ela poderá obter um bom posicionamento de sua marca no Google de modo orgânico, através de geração de conteúdo que atenda às expectativas de um determinado público de clientes.

Por exemplo, uma clínica de saúde pode postar dicas de saúde e beleza, enquanto que uma rede de restaurantes tem a possibilidade de veicular dicas de alimentação atrelada ao novo cardápio do estabelecimento e atrair o interesse de leitores e transformá-los em clientes.

Ter um bom posicionamento nas buscas é fundamental para qualquer negócio online que queira atrair novos clientes. O primeiro passo é indexar seu site no Google, ou seja, acrescentar seu endereço no índice do buscador para que ele possa ser incluído nos resultados de buscas.

Quando uma empresa lança um novo blog, por exemplo, o Google, automaticamente, indexa o novo endereço em seu mecanismo de buscas. Para agilizar esse processo o site ou o blog da empresa precisa ter uma descrição própria e criativa, títulos que definam bem o conteúdo de cada artigo e que seja relevante no Google além da  inclusão de tags (termos) relevantes que façam sentindo no artigo.

É importante que o conteúdo veiculado também simbolize a missão verdadeira de sua empresa e atinja as necessidades de informação de seu cliente.